Santa Bárbara, um município mineiro no Sudeste do Brasil. Com uma área total de 684,505 km², sua população, de acordo com o Censo IBGE/2022, é de 30.466 habitantes, com densidade demográfica de 44,5 hab./km². A distância até Belo Horizonte, a capital, é de 105 km.
O município foi fundado em 4 de dezembro de 1704 como “Arraial de Santo Antônio do Ribeirão Santa Bárbara” .Quanto aos indicadores, o PIB em 2016 foi de R$ 692.924,12 mil, com um PIB per capita de R$ 22.766,60. O IDH (PNUD/2010) foi classificado como alto, com valor de 0,707. O clima é tropical de altitude (Cwa), com invernos secos e verões brandos e úmidos; a temperatura média anual é de 17,4°C. Os biomas presentes são a Mata Atlântica e o Cerrado.
Santa Bárbara integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte e é limitada por Alvinópolis, Barão de Cocais, Catas Altas, Caeté, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Rio Acima, Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo. Conforme a divisão regional do IBGE de 2017, pertence às Regiões Geográficas Intermediária de Belo Horizonte e Imediata de Santa Bárbara-Ouro Preto.
Atualmente, sua economia baseia-se na extração mineral de ferro e ouro por grandes empresas, na produção de mel e derivados, na silvicultura, no reflorestamento para produção de celulose, em atividades agropecuárias regionais, e no turismo ecológico, rural, histórico, cultural e de aventura, que está em franco desenvolvimento.
Santa Bárbara possui uma rede de ensino de qualidade, sendo pioneira na educação musical em escolas públicas com o projeto “Música na Escola”. O município conta com 17 escolas municipais, 5 estaduais e 4 particulares, além de 2 escolas técnicas. A cidade possui 23 bairros e vários condomínios, sendo São Vicente o de maior expressão populacional. O município também é dividido em quatro distritos: Barra Feliz, Brumal, Florália e Conceição do Rio Acima.
A cidade faz parte do Circuito do Ouro de Minas Gerais e está no centro da Estrada Real, destacando-se por sua paisagem bucólica, igrejas, telhados e quintais, aos pés da imponente Serra do Caraça. É reconhecida como uma das cidades mais bonitas de Minas Gerais, preservando suas tradições e uma vida cultural ativa.
A AJ Borges Consultoria Imobiliária Ltda – Avaliação de Imóveis em Belo Horizonte, MG está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Nova Lima, Caeté, Ibirité, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Brumadinho, Raposos, Rio Acima, Sabará, Ribeirão das Neves, Esmeraldas, Igarapé e Mateus Leme, Juatuba, São José da Lapa, Florestal, Rio Manso, Confins, Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Sarzedo, Baldim, Capim Branco, Jaboticatubas, Taquaraçu de Minas, Itaguara, Matozinhos, Nova União, Itatiaiuçu, etc.
Com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada em: Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis em Belo Horizonte e na Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG?
Entre em contato conosco:
Telefone: (31) 2515-2073 ou (11) 9 9984-4500
WhatsApp: (11) 9 9984-4500
E-mail: comercial@ajborges.com.br